Pesquisar este blog

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Dia de São Valentim!

O Valentine’s Day ou o Dia de São Valentim, deixou de ser uma data “gringa” para ser celebrada por nós também, afinal, nunca é demais celebrar o amor!



A história da data gira em torno de São Valentim, um santo reconhecido pela Igreja Católica e igrejas orientais. Tudo começou quando o imperador Cláudio II, durante seu governo, proibiu a realização de casamentos em seu reino, com o objetivo de formar um grande e poderoso exército. Imagina isso? ;) O imperador (e louco, convenhamos) acreditava que os jovens, se não tivessem família, alistar-se-iam com maior facilidade. Porém, um bispo romano continuou a celebrar casamentos, mesmo com a proibição do imperador. Quem seria ele? É claro, era Valentim e assim, as cerimônias eram realizadas em segredo.

Mas a história termina em tragédia, pois a prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte, o que de fato ocorreu em 14 de Fevereiro de 270, quando Valentim foi decapitado. Porém, enquanto estava preso, muitos jovens jogavam flores e bilhetes para ele dizendo que os jovens ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que jogaram mensagens ao bispo estava uma jovem cega, Astérias, filha do carcereiro, a qual conseguiu a permissão do pai para visitar Valentim. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, a jovem recuperou a visão. Gente!! O bispo chegou a escrever uma carta de amor para a jovem com a seguinte assinatura: “de seu Valentim”, expressão ainda hoje utilizada.


Final triste, mas uma verdadeira e milagrosa história de amor! Feliz Dia de São Valentim!

Nenhum comentário: