O Coaching auxilia a noiva a construir uma base para enfrentar esse “ Processo” Casamento e lidar com muitos papéis além do de noiva no qual por muitos meses atua como protagonista. No momento da preparação do casamento essa noiva pode se ver sem apoio para lidar com tantas demandas e conciliar tantas situações, desejos e expectativas. Por isso vamos enfrentar juntas, essa batalha gostosa que começa na preparação da festa e cerimônia até o dia-dia no novo lar. www.claudiapuntel.com.br
Pesquisar este blog
quinta-feira, 7 de abril de 2011
TIPOS DE NOIVO
Atualmente é bem mais comum encontrar noivos participativos na preparação do casamento, seja financeiramente, emocionalmente e também objetivamente.
Hoje em dia muitos casamentos têm os custos divididos entre a família da noiva e do noivo.
Isso faz com que a questão financeira não fique tão pesada para a família da noiva, mas traz para ela a necessidade de dividir as decisões não só com o noivo, mas também com a família dele.
Não é papel da noiva e nem do noivo se indispor com sua sogra ou sogro, não existe lastro nessa relação para sustentar os incômodos e discussões que isso pode gerar. O casal deve decidir e depois negociar com sua família o que for preciso.
Existem muitos tipos de Noiva e Noivo, mas vou eleger os mais comuns e conversar sobre as confusões que podem ocorrer quando tipos opostos resolvem se casar...
O que vejo como a grande maioria é a Noiva PARTICIPATIVA que deseja um noivo também PARTICIPATIVO que a acompanhe em todas as provas, degustações e discuta ainda a combinação de cores e da decoração.
Existe a noiva e o noivo “ DELEGATIVO” que prefere conversar sobre as preferências e depois dividir e delegar as responsabilidades e tarefas da organização. Ex: Flores para a noiva e Bebidas para o noivo.
Existe o casal INDEPENDENTE: a noiva que acha ótimo ter um noivo que não de muitos palpites sendo quase um convidado para o casamento ( Monopolizadora) e o Noivo que agradece pois teve uma educação mais machista onde aprendeu que não é coisa de homem a preparação do casamento.
Os conflitos começam quando uma noiva monopolizdora organiza um casamento com o noivo participativo, ou, quando a noiva participativa organiza com o noivo das antigas, digamos... machista.
Um acaba se sentindo de fora, meio rejeitado e o outro se sente invadido na sua individualidade. Resultado: no final os dois acabam achando que um quer mudar a personalidade do outro.
Imagina a confusão...
O grande segredo é o dialogo, equilíbrio e o bom senso.
Provavelmente a noiva já sabe, ou pelo menos desconfia qual o seu tipo e do seu noivo.
Que tal conversar sobre o que cada um se sente mais apto e com mais talento para fazer?
Ou então falar dos seus sentimentos sem críticas e acusações, fazendo um pedido claro como:
- Me sinto desamparada e preciso da sua ajuda para negociar o preço do DJ.
- Isso é um sonho antigo e ficaria triste ao abrir mão disso, mas estou aberta para negociar as outras coisas ou ceder para ser do seu jeito no item x, o que acha?
Quanto mais claro e objetivo o pedido, mais fácil pode ser o entendimento e a aceitação por parte do noivo.
Cada noivo pode marcar sua presença no casamento de várias formas, ouvi uma história de um noivo que após sua noiva jogar o buquê, organizou um saco de dinheiro de brinquedo, daquele estilo tio patinhas, reuniu seus amigos e jogou para eles. A brincadeira foi um sucesso entre os homens!
Lembrete: não está em discussão o Vestido Lethicia!! O noivo não deve dar pitacos. Isso é segredo de estado. No máximo falar como acha que sua noiva pode ficar ainda mais deslumbrante do que já é.
Obrigada pela atenção e pelos vários comentários que tenho recebido.
Beijos carinhosos
Claudia Puntel P S – Psicóloga, terapeuta de casal e família e sua Coach de noivas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
É verdade!! Por mim, o noivo poderia me convidar para o casamento porque escolher detalhes da festa não é comigo. Só quero saber do vestido! Denise
Postar um comentário