Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de junho de 2016

O Santo Casamenteiro


Em clima de amor, junho é mês do Santo Antônio, mais precisamente 13 de junho. Conhecido como santo casamento, Santo Antônio nasceu no ano de 1195 em Portugal, mas mudou para a cidade de Pádua na Itália, onde passou boa parte da vida. Mesmo não tendo nada específico dos seus sermões relacionados a casamentos, Santo Antônio ficou conhecido por ajudar mulheres a encontrarem um marido.



Dizem que uma vez na cidade de Nápoles, tinha uma mulher que sua família não dispunha de dinheiro para pagar seu dote para ela casar (o que era o costume da época) e ficando desesperada, a moça se ajoelhou aos pés da imagem de Santo Antônio que por um milagre entregou um bilhete dizendo para ela procurar um certo comerciante. Neste bilhete tinha escrito que o comerciante deveria entregar à moça moedas de prata equivalentes ao peso do papel. Mas no primeiro momento, o comerciante não deu ouvidos à moça e achou que o peso daquele bilhete era insignificante. Mas surpreendentemente, foram necessários 400 escudos da prata para que a balança alcançasse o equilíbrio. Foi neste exato momento, que o homem se lembrou que uma vez havia prometido 400 escudos de prata ao Santo, e que nunca havia cumprido a promessa. A moça então pode se casar e claro, o Santo Antônio ficou conhecido como o “Santo Casamenteiro”.


Existem outras histórias interessantes sobre o seu poder em promover casamentos, na dúvida, não custa rezar para o simpático santo e claro, fazer uma  das simpatias mais conhecidas que diz que você deve pegar uma pequena imagem do Santo e virar de cabeça para baixo ou ainda  tirar o Menino Jesus do colo, falando para ele que só o devolverá quando conseguir encontrar o amor.

Nenhum comentário: