Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Casamento Eco-Friendly


Hoje o blog Noivas em Coaching contou com a colaboração da parceira Eloah Dias, organizadora de casamentos e festas da Casamento e Outras Coisas, que nos deu dicas especiais para um casamento pra lá de "eco-friendly". Leitura obrigatória para pessoas antenadas, sofisticadas e formadoras de opinião!! ;)

Todo mundo já ouviu os termos "eco sustentável" e "politicamente correto" - ideias que pregam a sustentabilidade, coisas bacanas para a sobrevivência do planeta e nossa permanência nele. Vocês já ouviram falar de casamento verde, eco sustentável e politicamente correto?


Segundo dados do IBGE, no Brasil são realizados mais de 1 milhão de casamentos por ano, resultando uma conta impressionante quanto a: quantidade de comida, de pessoas envolvidas, garrafas de bebidas, gasto energético, emissão de gases poluentes com transporte, flores, itens de decoração, descarte de material, lixo e por aí vai uma conta quase sem fim.

Um casamento eco sustentável reflete a preocupação dos noivos com o meio ambiente e seu desejo de expandir essa consciência!

É possível para todos?
Noivas gostam de ser diferentes, originais, elegantes e estão sempre em busca de novidades!  Então já que é para fazer diferente, por que então não fazer a diferença?

Algumas idéias para um Casamento Eco Sustentável:
Oferecer um cardápio orgânico com alimentos da estação, produzidos localmente, pode fazer uma grande diferença. Escolha lembrancinhas úteis que não vão para o lixo como mudas de plantas como pimenta, amor perfeito, eco bags, ervas aromatizadas em vasinhos ou brindes feitos por cooperativas de artesãs e ONGS. Além de descobrir novos talentos, é um fator de transformação social muito importante para estas pessoas. O Buffet pode ser orientado a separar o óleo da cozinha em garrafas pets que serão posteriormente aproveitadas para fazer sabão.
Outro ponto importante é a escolha do local da cerimônia e festa, que se forem no mesmo local ou próximo, vai demandar menor emissão de carbono, já que são necessários menos deslocamentos de carros. Também é uma atitude legal estimular os convidados mais próximos a irem em grupos, vans ou caronas.
Para quem não abre mão do casamento noturno, a utilização de spots de LED, são uma solução econômica e sustentável. Velas recicláveis não produzem o lixo tóxico causado pela parafina, e a noite são quase uma unanimidade para a maioria das noivas.
Quanto aos convites, há diversas opções como os reciclados, pardos, entre outros. A opção pelos convites eletrônicos têm crescido bastante. Podem ser uma opção com menos impactos ambientais, além de serem mais econômicos. Outro aliado eletrônico importante, são os sites de casamento com informações gerais sobre o local da cerimônia e festa, mapa do local, lista de presentes e cotas de lua de mel e, claro, você pode inserir dicas de como ser mais sustentável, já dando o tom de como será seu casamento.
Podem ser incluídas no décor lixeiras bem transadas para separação do lixo! Depois da festa é só enviar para cooperativa de catadores ou centros de reciclagem para sua destinação correta.
Compensação de CO2:

No pós-evento, os noivos tem escolha de fazer um balanço do que foi emitido e do que foi poupado! Os cálculos vão indicar a quantidade de árvores que precisam ser plantadas para neutralizar as emissões. Não se assuste! Não será preciso plantar uma floresta, a quantidade é bem menor do que pensamos, mas é uma ótima maneira de ficar quite com o ambiente :)

Custos:

A sustentabilidade consiste em ser economicamente viável, como em qualquer festa, é possível fazer um planejamento adaptado ao estilo e orçamento dos noivos. O importante é encontrar o equilíbrio entre os conceitos do casamento sustentável e o tradicional, para que sejam adaptados ao todo, sem abrir mão do que é importante para os noivos!



Eloah Dias – Organizadora de Casamentos e Festas
Dúvidas e sugestões: eloahdias@casamentoeoutrascoisas.com.br

Nenhum comentário: