Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de junho de 2013

A trilha sonora do seu casamento

“Sem música, a vida seria um erro”. A frase do filósofo Friedrich Nietzsche mostra algo que todos nós já sabemos: as canções tem uma importância enorme em diversos momentos da nossa vida. No casamento, então, nem se fala. Mas como escolher a trilha sonora certa para o momento do sim? Hoje, no Dia da Música, te damos dicas especiais para facilitar a escolha!


Defina o estilo do casal e da cerimônia

Casais mais tradicionais, que optam por cerimônias religiosas, dificilmente vão escolher canções que fujam do estilo erudito. Se este não for o seu caso, vale confirmar com a igreja escolhida as músicas que poderão ser tocadas na cerimônia. Algumas só permitem música sacra no repertório.

Mas, se você prefere uma cerimônia ao ar livre, está liberada. Do samba ao rock, vale tudo – desde que agrade tanto os noivos quanto os convidados.


Faça um roteiro musical

Os momentos mais marcantes do casamento pedem músicas igualmente marcantes. Para não se perder, siga este roteiro.

. Entrada do noivo
. Entrada dos padrinhos
. Entrada das damas e dos pajens
. Entrada da noiva
. Benção das alianças
. Assinatura e comprimentos
. Saída dos noivos
. Entrada dos noivos na festa
. Abertura da pista
. Primeira dança do casal

DJ, banda ao vivo, ou ambos?

A escolha depende, entre outras coisas, do orçamento. Mas, é preciso se lembrar de alguns fatores. Ao optar por música ao vivo, é importante ter em mente de que os músicos não tocam a noite inteira ininterruptamente. Por isso, é importante ter um setlist já planejado para estes momentos de “silêncio”. O DJ, neste caso, cairia bem. Se preferir optar por este profissional apenas, lembre-se de conversar com ele previamente, dizer que músicas não podem faltar, e claro, aquelas que você não quer que toque de jeito nenhum.


O que tocar?

Vale lembrar que o casamento é uma festa familiar e, por mais que os noivos sejam apaixonados por funk, é preciso agradar também aos convidados. O segredo de um setlist de sucesso é ser eclético. Na dúvida, inclua os hits do momento, um pouco do estilo preferido do casal, e um pouco de “flashback”, para que os convidados mais velhos também se sintam incluídos. Vale também optar pelos clássicos: Beatles e Frank Sinatra nunca saem de moda.

E a música dos noivos?

Todo casal tem sua música-tema, certo? Então não há como esta canção ficar de fora! Vale incluí-la na saída dos noivos da cerimônia, na entrada no salão, ou – dependendo do ritmo – até como primeira dança.


Anotou as dicas? Então, um ótimo casamento!

Nenhum comentário: