Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Amor açucarado

A relação entre o amor e o paladar não é nova. Há tempos ouvimos de nossas avós é preciso conquistar o marido pelo estômago e caixas de bombons são os presentes favoritos no Dia dos Namorados. E claro, em um casamento, nada encanta mais os convidados do que a mesa de doces.


Não é à toa. Doces e chocolates fazem aumentar o nível de endorfina e serotonina no sangue, os hormônios responsáveis pela sensação de alegria e bem estar – bem próximo ao amor, não? Quem sabe disse muito bem é a doceira Mery Anne Azevedo, proprietária da Mery Anne Azevedo Doces e Chocolates. Ela, que começou a carreira vendendo quatro sabores de docinhos e hoje tem uma linha com mais de 150 variedades, explica para nós a importância de uma mesa grande e farta.  


“A mesa de doces, ao lado do bolo, é um dos pontos altos de uma festa de casamento. Sendo assim os noivos devem dar uma atenção especial a este assunto. A tendência é de mesas cada vez mais volumosas e mais extensas, e para tal não pode haver economia na quantidade. A quantidade sugerida pelo mercado é a partir de sete unidades por convidado sendo quatro doces e três chocolates”, explica ela.  

Mas com tantas opções, o que escolher? Mery Anne diz que o ideal é dividir os doces em quatro categorias: tendo grãos como base, frutas, ovos e chocolate. Vale lembrar que é importante pensar nos convidados na hora de escolher as guloseimas. Nem todo mundo é fã, ou pode comer chocolate, por exemplo. Prestar atenção à variedade de paladares também é uma forma de demonstrar carinho pelos convidados.


A doceira dá o caminho das pedras: “Na minha linha, entre os de frutas temos o Vaso Physallis, a Caixinha de Maracujá e a Cheesecake de Amora que são grandes sucessos. A Flor de Coco na Ameixa é a versão moderna do Olho de Sogra e compõe a decoração lindamente, uma vez que tem o formato de uma rosa. Outra linha que faz muito sucesso é a de Enformadinhos, que são os doces tradicionais como Brigadeiro Preto, Brigadeiro Branco, Beijinho, Nozes, Pistache, etc. Formatos e acabamentos especiais valorizam ainda mais estes doces”.

Forminhas decorativas também ajudam a enfeitar a mesa e chamar ainda mais atenção para as delícias. Como este é um item que costuma pesar no orçamento, vale conversar com seu decorador e decidir que doces serão dispostos desta maneira e quais devem ficar em bandejas por exemplo.


E o que fazer com os convidados que ficam com vergonha de levar docinhos para casa? Uma ideia é fornecer sacolinhas, caixinhas ou cones. “É bem simpático e acaba com a saia justa em que ficam alguns convidados que não sabem como levar as delicias pra casa, afinal doce de festa é "ainda melhor" no dia seguinte!”, afirma Mery.


Fotos: Danielle Medeiros, Stevez Produções e Ronaldo Junger 

Nenhum comentário: