Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Cinco vestidos (de noiva) que mudaram o mundo!

Não há estilista de noivas que nunca tenha ouvido algo como “gostaria de um vestido inspirado naquele usado por Grace Kelly”. Ou mais recentemente, Kate Middleton. Certos vestidos ficam marcados no imaginário das mulheres e, na hora de escolher o traje do grande dia, nada mais natural que estes ícones venham à mente.

Pensando nisso, selecionamos cinco vestidos que marcaram gerações e que, com alguns ajustes, podem ser usados até hoje. 

Wallis Simpson (1937)
Criado pelo estilista americano Mainbocher, o vestido de casamento da socialite Wallis Simpson causou furor na época em que foi usado. Nem tanto pela modelagem, um tanto discreta, mas pela história que acompanhava o vestido. Apaixonado por Wallis, o duque de Windson abdicou do trono para casar com seu grande amor, o que foi motivo de um escândalo na Inglaterra. Alheios a isso tudo, as americanas se encantaram com o vestido – e com a história de amor – fazendo com que ele fosse um dos mais copiados de todos os tempos.


Elizabeth Taylor (1950)
Liz Taylor entendia de casamentos como ninguém. Afinal, foram oito deles. O vestido mais icônico de seu currículo, no entanto, foi o do enlace com o magnata Conrad Hilton Jr, em 1950. Ao todo são 25 metros de tecido, bordado com canutilhos e pérolas, durante três meses e por 15 costureiras. Quem sonha em se casar com a peça pode dar um lance no leilão da Christie’s, no dia 26 de junho. Os lances começam em aproximadamente R$ 156 mil.


Grace Kelly (1956)
Elaborado pela figurinista vencedora do Oscar, Helen Rose, o vestido de Grace Kelly é considerado um dos mais elegantes até hoje. Confeccionado com tafetá de seda e tule, e decorado com rosas de renda Valenciennes, o modelo era acompanhado de um véu com aplique de renda em forma de pombinhos e detalhes em pérola.


Princesa Diana (1981)
Centenas de metros de anágua de tule, seda marfim e tafetá podiam até não permitir que Lady Di se sentisse absolutamente confortável em seu casamento, mas com certeza, fizeram com que o vestido de noiva se tornasse um item-desejo na moda. Com suas mangas bufantes, detalhes em renda, pérolas e lantejoulas, o modelo lembrava as princesas de conto de fadas e antecipavam o excesso e a opulência que marcaram a década de 1980. Com menos detalhes, até hoje os vestidos com cauda fazem sucesso entre as noivas mais tradicionais.


Kate Middleton (2011)
Ao contrário da sogra, 30 anos depois, Kate Middleton foi minimalista na escolha de seu vestido e ousada ao escolher a grife: Alexander McQueen. O modelo, desenhado por Sarah Burton, foi levemente inspirado no de Grace Kelly. Confeccionado em gazar de seda com mangas longas que misturavam rendas francesas e inglesas, o vestido ganhou um decote em V e uma cauda mais discreta, com 2,70m. Pequena, mas ainda assim apropriada a enorme Catedral de St.Paul.


Nenhum comentário: