Pesquisar este blog

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Casados e namorados

Na semana do Dia dos Namorados, vale a reflexão: como fazer esta fase tão gostosa, que é o namoro, durar por muitos e muitos anos? A questão é constantemente debatida, mas o segredo para um casamento duradouro pode ser mais simples do que se imagina.


Primeiro, acredite que sim, é possível manter um relacionamento feliz ao longo do tempo, mas esteja ciente que aquela explosão de alegria do início do namoro costuma durar dois anos, em média. Depois deste período, a paixão arrebatadora se transforma em amor, carinho, cumplicidade, respeito e admiração. Adjetivos que podem ser a chave de uma relação saudável.

Abaixo, algumas dicas que podem ajudar (e muito!) os recém-casados:

Priorize o romance
Administrar a casa, o dinheiro e lidar com questões práticas pode fazer com que o casal se esqueça de simplesmente, namorar. A situação se agrava depois que os filhos nascem, e as atenções são voltadas para eles. Lembre-se de surpreender o amado, cuidar de vaidade e não abrir mão dos momentos a dois.


Mantenha o diálogo e a briga limpa
Acostume-se a desenvolver o diálogo e tentar resolver calmamente qualquer problema que possa surgir. Discussões são inevitáveis, mas mesmo em caso de brigas, lembre-se que o respeito é fundamental. Lembre-se que as questões discutidas devem ser atuais e não as do passados, e principalmente, fique longe de agressões verbais ou físicas.

Tenha atividades e projetos em comum
Não estamos falando aqui da carona até o trabalho, ou ver televisão depois do jantar. Use a criatividade para sair da rotina e aprender coisas novas juntos, e conhecer novas pessoas. Que tal um curso de línguas ou uma aula de dança de salão? Além disso, tenha projetos e planos em comum. 



Lembrando que as dicas não valem apenas para quem tem anos de casado, mas também para aqueles que acabaram de trocar alianças e planejam um ótimo futuro juntos, certo? Afinal de contas em uma relação nós estamos sempre recasando com a mesma pessoa. 

Nenhum comentário: