Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Alimentação sustentável no novo lar

Casar é muito mais do que planejar a festa e uma vida a dois. É também construir e administrar um novo lar. Como organizar a casa, pagar as contas, fazer compras, etc. E foi pensando neste último item que a nutricionista Juliana Labanca elaborou estas dicas de alimentação sustentável. Além de escolher ingredientes mais saudáveis, é uma boa forma de evitar desperdícios. Confira!



Faça sua lista de compras

Antes de ir para o supermercado, verifique a despensa e veja o que realmente é necessário comprar. O ideal é fazer isso uma vez por semana, já que evita que os alimentos estraguem na geladeira. Dica importante: ir às compras com fome faz com que tudo fique mais atrativo, assim pode ser difícil resistir a guloseimas pouco saudáveis.

Coloque ordem na geladeira

Assim que chegar das compras, lave em água corrente e deixe de molho em um sanitizante frutas, folhas e legumes, que devem ser armazenados na parte debaixo da geladeira – folhas devem ficar em um saco, guardadas secas. Nas prateleiras intermediárias ficam carnes em descongelamento, ovos e preparações cruas, enquanto nas superiores, é melhor armazenar leite, queijo, frios, iogurtes e tudo o que estiver pronto para ser consumido. Na porta, que tem temperatura variável, guarde geleias, água, sucos e condimentos.


Consuma alimentos da safra

Produzidos em condições climáticas ideais, os alimentos da safra levam menos agrotóxicos, são mais nutritivos, saborosos e costumam ser mais baratos que os demais. Para saber a época de cada um, vale conferir esta tabela.

Opte por alimentos orgânicos

Isentos de aditivos, conservantes, adubos químicos, agrotóxicos, antibióticos, ou qualquer coisa que possa fazer mal à saúde, os alimentos orgânicos estão ganhando cada vez mais espaço nos supermercados. Além de respeitar a mão de obra usada no cultivo, frutas, legumes e verduras orgânicas têm mais minerais e vitaminas.


Fique atenta ao prazo de validade

Planeje as refeições de acordo com o prazo de validade dos alimentos, que podem ficar registrados em um papel na porta da geladeira. Vale também organizar geladeira e despensa de forma que os que têm a validade mais próxima de vencer fiquem sempre à frente dos outros.

Gostou das dicas? Então coloque em prática já! Para saber mais, acesse aqui!

Nenhum comentário: