Pesquisar este blog

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Cinco conversas que você deve ter antes de subir ao altar

Em meio a tantos preparativos para o grande dia, às vezes esquecemos que há alguns pontos que merecem ser levados em consideração na hora de construir a vida a dois. Assuntos na maioria das vezes delicados, mas que são necessários para quem deseja constituir uma família. Hoje, listamos alguns deles aqui:


Filhos

Se o assunto não surgiu até agora, é importante conversar sobre isso: seu futuro marido quer ter filhos? Está aberta a possibilidade de adoção? Como proceder quando as crianças começarem a desafiar os pais? Se a quantidade de filhos que o casal planeja ter não precisa ser discutida nesse momento – muitos mudam de ideia depois do primeiro bebê – é super necessário definir valores de educação das crianças.

Dinheiro e carreira

Dinheiro costuma ser uma das grandes questões de um casamento. Defina desde já se vocês pretendem manter contas separadas ou fazer uma conta conjunta. Defina também de onde vai sair o montante para gastos fixos e de onde vai sair o dinheiro para investimentos maiores. Se um dos dois for muito consumista, vale também definir uma quantia para gastos mensais e outra que deve ser poupada mensalmente. Inclua no mesmo “pacote” conversas sobre carreira: onde cada um pretende estar em cinco anos e também previsões sobre salários.



Religião e valores

Pode não parecer importante agora, mas casais costumam discordar sobre religião e valores assim que começam a ter filhos. É importante conversar sobre isso justamente para saber até que ponto a religiosidade vai influenciar a educação das crianças. 

Como lidar com brigas e discussões

Discussões são inevitáveis, mas é a forma como o casal lida com elas que vai determinar a saúde da relação. Alguns preferem nunca dormir brigados, outros acham que uma boa noite de sono é essencial para resolver conflitos. O importante é definir os limites razoáveis da discussão e se esforçar ao máximo para ouvir (e entender!) o que o outro tem a dizer. Evite também palavrões e elevar o tom de voz. É um passo para o desrespeito que acaba com qualquer casamento.



O que é, de fato, intolerável

Se você não tolera flertes, noites prolongadas em bares ou qualquer outra coisa, diga. Para que o relacionamento funcione é necessário, sim, estabelecer alguns limites – que devem ser respeitados por ambas as partes. Também vale conversar sobre seus planos para o futuro: fazer um mestrado fora, abrir seu próprio negócio?


Conversas como essas podem ser bastante esclarecedoras e evitar grandes crises no futuro. E lembre-se: comunicação é a base de tudo! 

Nenhum comentário: