Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Dia a dia do mundo casamentício: RSVP SIM OU NÃO?



Preparar um casamento no escuro, sem saber o número de pessoas confirmadas é uma tarefa impossível, já que, muitas vezes, a estrutura do lugar está atrelada a essa quantidade e um sim ou não podem mudar todo o rumo da grande festa. 

Para evitar grandes surpresas, existem regrinhas importantes para serem pensadas na hora da organização que a Eloah Dias, Organizadora e de Casamentos e Festas do site Casamento e Outras Coisas ensina! Anotem aí!

RSVP é a sigla para o termo francês Répondez s’il vous plaît, que significa: “Responda, por favor”. Ela vai impressa no final do convite, com endereço, telefone e e-mail solicitando uma resposta dos convidados quanto à presença.


O RSVP hoje se tornou um aliado, porque não se restringe ao simples contato com os convidados para a confirmação. O serviço vai desde o contato inicial para a confirmação de endereços e grafia dos nomes, passando pelo trabalho conjunto com calígrafos, e empresas de currier para a entrega dos convites e a confirmação de recebimento.


Ele também serve para passar aos convidados informações importantes como: onde estão as listas de presente de casamento e tirar dúvidas gerais como localização e serviço de estacionamento. Para quem tem convidados de outros estados, ele é fundamental para que a hospedagem seja providenciada de forma adequada. Outra função dele é falar com jeitinho que o convite é para o Senhor e Senhora e não para a família toda!


Como funciona?
Existem dois tipos de RSVP, mas independentemente de qual for utilizado, os noivos deverão enviar uma listagem organizada em ordem alfabética e com as informações bem definidas para o serviço de confirmação.

Tipos de RSVP:
No RSVP passivo ou receptivo, o convidado entra em contato por e-mail, site do casamento ou telefone, dependendo do que foi contratado pelos noivos.
No RSVP ativo, a empresa responsável entra em contato com os convidados para realizar a confirmação.
Obs: Pode haver a utilização do RSVP passivo e ativo, onde os dois se complementam.

Dúvidas frequentes:

Quando iniciar o RSVP?
O ideal é que o passivo comece 30 dias antes do casamento e o ativo dependendo das respostas de 10 a 15 dias.

Devo colocar um mini cartão dos contatos do RSVP anexado ao convite?
Pelas regras de etiqueta ele deve ir impresso no convite principal.

Meus convidados saberão o que é RSVP?
Pessoas mais habituadas com cerimônias e eventos em geral, certamente que sim, mas você pode também pode colocar: "Favor confirmar presença".

Como meu convidado deve proceder ao receber o convite?
O ideal é que em até dois dias o convidado entre em contato para confirmar se irá ou se não -  as duas informações são fundamentais para o dimensionamento do evento.

E os noivos e seus familiares?
Devem informar aos convidados que gostariam de confirmações.

Tudo entendido? Então boa sorte!!!


Eloah Dias – Organizadora de Casamentos e Festas
Dúvidas e sugestões: eloahdias@casamentoeoutrascoisas.com.br


Nenhum comentário: