Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Casamento Celta – uma experiência inesquecível

Já ouviu falar de casamento celta? Hoje, nossa parceira Eloah Dias, conta tudo sobre o assunto! 

Como Wedding Planner, observo que a personalização do casamento tem sido o desejo de muitos casais na hora da escolha de como será sua cerimônia. O casamento da Juliana e do Paolo, por exemplo, teve a praia como cenário, por ser um casal ligado ao mar. Dessa forma, os principais elementos da natureza estavam presentes em todos os aspectos da cerimônia e festa, que foi realizada no Rio de Janeiro na praia de Grumari.



O ritual sagrado do casamento celta, estilo de cerimônia escolhida pelo casal, é uma forma espiritualizada e muito especial de se conectar com Deus, já que por não ser uma religião, unifica o sagrado e ecumeniza as crenças. Foi nosso primeiro casamento celta e foi bem difícil segurar a emoção. Tudo tinha o jeito deles. Da chegada da noiva de bicicleta com seu pai, a escolha do vestido, bolo, os padrinhos que nessa celebração tem participação ativa, tudo transpirava amor, união e encontro...



Segundo a psicanalista e ritualista Bia Leite, que vem de uma família de origem celta e é a criadora do ritual nos moldes em que a cerimônia foi realizada, “O Ritual de União é exclusivo, cada casal tem o desenho próprio de seu ritual. Sua história, seus sonhos e detalhes exclusivos, irão elaborar o rito que é baseado em um estudo do casal. Esse estudo se transforma em um livro para os dois e a partir daí teremos o tema desta união.”



A cerimônia é toda envolvida por simbolismos e significados construídos através do Zodíaco, IChing e Fengshui. A partir desses elementos, cada detalhe foi pensado e escolhido. Diante da mesa da cerimônia foi construído o caminho principal, que representa o caminho de vida do casal, local onde foi colocada a mandala (ponto de União).  A mandala é o ponto onde os noivos se encontram antes de caminharem juntos para o altar, no qual se purificam tendo suas mãos lavadas pela ritualista com sal grosso e a água purificada pelos cristais. De frente para os convidados - peculiaridade da cerimônia criada pela ritualista – o casal pôde interagir com todos que ali estavam com suas boas intenções e amizade pelos noivos.



A noiva belíssima num vestido leve e fluido como pede um casamento na praia. O noivo,todo de branco, esbanjava charme junto aos padrinhos de bege e branco. Já as madrinhas, davam o tom da alegria e harmonia contagiante: todas bem coloridas. Padrinhos e dagdas (amigos que transmitem uma mensagem especial que pode ser vinculada a exemplos de vida) tiveram uma participação emocionante levando seus votos aos noivos até o altar.



Os primeiros, através de pequenos e representativos objetos tais como: o pote de sal e de mel que representam o Voto da Vida. O pote de sal é o tempero do cotidiano, o centro da família! O mel é o néctar da vida, doce tal como é o amor, mas que é desenvolvido através da paciência e dedicação! O espírito santo- representa o Voto da Paz, e é utilizado por ser um símbolo que também traz paz entre religiões. O Baú das mensagens que contem as declarações de Amor de um para o outro, é o Voto do Amor para o casal!


Já os Dagdas levam seus votos através de palavras, pois eles representam bondade e sabedoria. A culminância se da com a benção da família quando os pais e avós são reverenciados. Para finalizar, a troca das Alianças nos moldes antigos celtas com simbolismo dos elementos e suas representações dentro de uma cerimônia!

 

Na festa o simbolismo também esteve presente. A flor de lótus símbolo do casal foi reproduzida em um delicado porta-guardanapo, e o texto descrevendo este significado foi colocado estrategicamente em alguns pontos do salão. O bolo escolhido foi um naked cake, um bolo rústico que lembra os antigos bolos da vovó bem de acordo com a concepção do momento.


Casamento é festa, alegria e celebração do amor, independente do estilo escolhido. E casamento celta não é diferente, tanto que a pista bombou e a festa terminou na praia com um grande lual entre os noivos e seus amigos.

Viva o amor!


Eloah Dias

Cerimonialista e Wedding Planner

Casamento e Outras Coisas.









Nenhum comentário: