Pesquisar este blog

sexta-feira, 21 de março de 2014

Missão: escolher os padrinhos de casamento

Mais do que uma simples festa, o casamento é um marco na vida de qualquer casal. Ali, no altar, celebra-se não só o início de uma nova família, mas também a vida até aquele dia, com os pais, os irmãos, os amigos, os primos. Só por aí já dá para a gente entender a importância fundamental dos padrinhos. Afinal, são eles que estarão por perto partilhando momentos com o casal. Mais do que afetiva, essa escolha é também uma questão de etiqueta, já reparou? E para não dar furo com ninguém, a gente explica o que fazer.

Defina a quantidade de casais


Ok, essa tarefa nem sempre é simples. Pode ser que o noivo prefira um altar mais enxuto, enquanto a noiva não consiga abdicar dessa ou daquela amiga. Mas com diálogo, tudo se resolve. Leve em consideração o tamanho do espaço, para que o altar não fique visualmente poluído, e nem desconfortável para quem está lá. Também preste atenção ao tempo da cerimônia. Quanto maior o cortejo, maior o tempo gasto.

Convide todos com antecedência


Ser madrinha ou padrinho de casamento é uma honra, mas também é quase uma missão, principalmente para as mulheres. Então, quanto mais antecedência, melhor. Aumente o prazo caso você esteja pensando em um casamento fora da cidade, ou se algum padrinho morar fora. O ideal é que um convite tão especial seja feito pessoalmente, mas se não for possível, prepare uma lembrancinha para cada um, que deve ser entregue com um bilhete simpático, comunicando sua escolha!

Optou por não convidar casais? Atenção redobrada à etiqueta!


Não está escrito em nenhum manual que os noivos são obrigados a convidar somente casais para padrinhos. Mas, caso prefira convidar aquele seu superamigo de infância, com a melhor amiga do noivo, fique atenta a possíveis constrangimentos. O ideal é sempre uma conversa franca e, claro, perguntar ao seu padrinho ou madrinha, se a situação vai gerar algum desconforto no relacionamento. Hoje é muito comum que padrinhos entrem juntos na Igreja, mas fiquem separados no altar, o que diminui as chances de estresses desnecessários.

E pedir presente, pode?


O ideal é que não. Mas não se engane, esta pergunta vai surgir. Para evitar pedir algo muito acima do orçamento dos padrinhos, diga em que loja você disponibilizou a lista de presentes e não se esqueça de incluir ali itens de diversas faixas de preço. Pedir por cotas de lua de mel hoje é mais comum, mas evite pedir o valor em dinheiro. Além de ser deselegante saber quanto um presente custou, nem sempre seu amigo ou amiga dispõe daquela quantia no momento, a ser gasta de uma vez só.


No mais, aproveite o momento! O casamento é um momento único – não importa quantas vezes aconteça – e dividí-lo com os amigos é uma delícia! 

Nenhum comentário: