Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de março de 2014

Como escolher a aliança dos seus sonhos

Mais do que uma joia, a aliança é um símbolo de amor, de compromisso, de fidelidade. É uma forma de mostrar não só para a sociedade, mas também para o casal, que a partir do momento da troca das alianças uma nova família se formou. A simbologia é linda, as histórias por trás delas são emocionantes, mas... como escolher a sua? Hoje nós contamos lendas, curiosidades, e ainda damos dicas para você escolher essa joia eterna!

Noivado


Dizem que o costume do noivado começou no ano 860 d.C, com um decreto do papa Nicolau que o institucionalizava como uma afirmação pública obrigatória para um casal. O compromisso, no entanto, só passou a vir acompanhado por uma aliança em 1477, quando o Arquiduque Maximiliano da Áustria deu o primeiro anel de noivado da história. A felizarda foi Mary Burgundy, que ganhou um belo diamante. A pedra, tradicional nessas ocasiões, representa a solidez do relacionamento e era considerada pelos gregos como estilhaços de estrelas. Bonito, não?

Casamento


Quando se trata de casamento, no entanto, a história das alianças é bem mais antiga. Data de 2800 a.C, no Antigo Egito. Para os egípcios, por ser um círculo, a joias representava a eternidade, sem começo, meio e fim. Em Roma, era comum que as alianças tivessem um ímã, unindo não só as peças, mas também o casal para sempre.

Por que no anelar?


Para os romanos, a aliança deveria ficar no anelar da mão esquerda, pois é ali que fica a veia que vai direto ao coração. Já os chineses acreditam que ela deve ficar no anelar porque é impossível separar uma mão da outra quando elas estão ligadas pelos anelares. Duvida? Faça o teste. Junte as mãos com os dedos retos como se fosse rezar e dobre os dedos do meio para dentro. Viu? É impossível separar os anelares!

Como encontrar o modelo perfeito


Quem já deu uma olhada nas joalherias sabe: são tantas opções que é normal se confundir. Mas não se renda a modismos. Tenha em mente que você usará essa joia pelo resto de sua vida e escolha o que realmente tem a ver com vocês. Vale pensar nos detalhes, como uma joia com ou sem pedras, escovada ou polida, de ouro amarelo, ouro branco ou até uma mistura dos três, com o ouro rosé. É importante lembrar que o ideal é que ela seja feita de ouro 14k ou 18k. Não se iluda: apesar de mais puras, as joias feitas com ouro 24k são mais maleáveis, e por isso, menos resistentes! 

Nenhum comentário: