Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Etiqueta: a forma correta de endereçar seus convites

Você e seu noivo já fizeram a lista de convidados, escolheram a identidade visual da papelaria, o papel, a impressão e... surgiu a dúvida: qual é a maneira correta de endereçar o convite?  Hoje selecionamos algumas dicas que podem facilitar – e muito! – o momento de escrever o texto.

Quem está convidando?


Hoje em dia, as opções são inúmeras. Mas, por uma questão de educação, tanto os pais do noivo quanto os pais da noiva são citados no convite, independente de quem esteja contribuindo financeiramente para a festa. Neste caso, o texto fica algo como “Senhor e Senhora Souza e Senhor e Senhora Dias convidam para o casamento de seus filhos Mariana e Paulo”. Quando os noivos convidam, o texto pode incluir os pais posteriormente, como “Mariana e Paulo, junto com suas famílias, convidam para o seu casamento...”. Seus pais fazem questão dos nomes no convite? Opte por: “Mariana, filha de fulano e fulana, e Paulo, filho de sicrano e sicrano”. Simples, simpático, e bonito.

Quando será o casamento?


Tradicionalmente, datas são escritas por extenso, assim: “a realizar-se no dia vinte e três de fevereiro de dois mil e quinze”. Mas, se você optar por uma identidade visual mais descontraída, tenha certeza de que o texto vai acompanhar o design. Neste caso, a data e o horário podem ser escritos apenas com o numeral.

Endereçando seus convites


Quando seus convidados forem casados, seus nomes vão na mesma linha, como em “Sr. e  sra. Paulo e Mariana Dias”, ou caso mantenham seus nomes de solteiro “sr. Paulo Dias e Mariana Souza”. Para casais de namorados, os nomes vão em linhas diferentes. Evite abreviar palavras como “rua”, “apartamento”, “bloco”, etc. E se você permite que um convidado solteiro leve um acompanhante, faça o possível para colocar o nome dele no convite, ok? É muito mais simpático do que simplesmente “mais um”.

Dicas extras


O convite é a melhor forma para fazer seus convidados entenderem o clima da comemoração. Então, vale informar o tipo de traje: esporte, esporte fino, passeio completo, etc. Ah, e nunca é demais lembrar: menções à lista de presentes no convite, jamais, ok? ;)

Nenhum comentário: