Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Sorriso de noiva: todos os clareamentos possíveis!

O vestido de noiva dos sonhos, cabelo e maquiagem definidos, fotógrafo cuidadosamente escolhido. Esta parece ser a receita de sucesso de um álbum de casamento perfeito. Mas falta um detalhe superimportante: o sorriso. Acredite se quiser, vale a pena investir tempo e dinheiro antes do casório para conseguir um sorriso perfeito. Foi pensando nisso que conversamos com a dra. Fernanda Lauer, e tiramos todas as dúvidas sobre clareamento. Vamos ver?

Como funciona o clareamento? Todo mundo pode fazer?


Todas as pessoas podem clarear seus dentes, mas as técnicas usadas irão variar de acordo com a necessidade de cada paciente, o tempo e a expectativa do paciente, e também o tipo de escurecimento dentário. Existem dois tipos de manchas que podem ocorrer nos dentes: as intrínsecas, que se desenvolvem no interior do dente, e as extrínsecas, pigmentos que se depositam na superfície do dente. As últimas são causadas por bebidas, como o chá e o café, pelo avanço da idade, pelo desenvolvimento da placa bacteriana e do tártaro e pelo uso do tabaco. Então, vale evitar essas substâncias.

Quais são as técnicas de clareamento?


Existem dois tipos de clareamento: o clareamento caseiro e o clareamento de consultório. Em casa, o procedimento geralmente é feito com o auxílio de moldeiras de silicone personalizadas e substâncias como o peróxido de carbamida ou o peróxido de hidrogênio. O tempo de uso vai variar de acordo com a concentração do gel, sensibilidade e disponibilidade do paciente. São necessárias pelo menos duas semanas para se obter o resultado desejado. O acompanhamento do dentista é fundamental, pois é ele que irá instruir o paciente durante o tratamento. No consultório, utiliza-se peróxido de hidrogênio de alta concentração. Esta técnica de clareamento dental está indicada para aqueles pacientes que não querem esperar mais de duas semanas para obter o resultado desejado. Além disso, esta técnica também é indicada para dentes com tratamento de canal ou com alto grau de escurecimento. As sessões exigem pelo menos uma hora e o número de sessões será definido pelo dentista de acordo com o caso do paciente.

Dentes clareados podem escurecer novamente?


Os dentes clareados podem, sim, escurecer novamente. Dependendo dos hábitos do paciente, após o período de um a dois anos, pode  haver a necessidade de manutenção. Esse intervalo pode ser mais curto para pacientes que fazem uso exagerado de café, mate, refrigerantes escuros, vinho tinto, sucos escuros, açaí, entre outros. É importante lembrar também o que clareamento não tem a capacidade de alterar a cor das restaurações. Para isso, é necessário substituí-las duas semanas depois do término do tratamento, pois os resíduos de oxigênio deixados pelo gel clareador impedem a correta adesão das restaurações. Leve isso em conta na hora de montar o seu cronograma de beleza.

O que não se deve fazer durante o clareamento?


Durante o clareamento dental e três dias após o término do tratamento, o ideal é não consumir substâncias fortemente coradas. Evite café, mate, vinho tinto, beterraba, feijão preto, chá preto, refrigerantes escuros, sucos escuros, açaí, chimarrão, entre outros. Sucos e alimentos ácidos também devem ser evitados, pois podem aumentar a sensibilidade dos dentes. E muito importante: fumantes não podem, em hipótese alguma, fumar durante o período de clareamento dental e três dias após o término do tratamento, pois as substâncias cancerígenas do cigarro podem ser potencializadas com o uso do gel clareador!

É verdade que os dentes ficam mais sensíveis durante o tratamento?



Sim, a sensibilidade é causada pela movimentação do oxigênio nos fluidos dentinários, mas pode ser atenuada com o uso de pastas específicas para dentes sensíveis, bochechos fluoretados e aplicação tópica de flúor. Além disso, o dentista pode aplicar nos dentes substâncias como Nitrato de Potássio e Fluoreto de Sódio que também irão reduzir a sensibilidade.

Nenhum comentário: