Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Maio – mês das noivas


Há algum tempo atrás, o sonho de casar-se de véu e grinalda na Igreja vinha acompanhado de outro detalhe: a data. O casamento, para ser chique e elegante como manda o figurino, deveria ser em maio, considerado mundialmente o mês das noivas.


E de onde terá surgido essa tradição, tão difundida no Brasil? A origem está no Hemisfério Norte, onde a chegada de maio – e consequentemente da primavera – é celebrada com muitas flores e elementos delicados. Ao longo dos séculos, os símbolos femininos passaram a ser adotados nos casamentos, fazendo com que o mês fosse associado às mulheres. Não só às noivas, mas também às mães e Maria. 

Aos poucos, a tradição e o romantismo vão cedendo lugar à praticidade. Hoje, segundo um estudo da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), os brasileiros dão preferência ao mês de dezembro. O motivo? Décimo terceiro salário, férias, e outros benefícios.


Mas, se você não se importa com nada disso e quer mesmo se casar no mês de maio, vale seguir as nossas dicas:

- Reserve Igreja, salão, fornecedores e serviços com antecedência. Por se tratar de um mês tradicional, a procura aumenta e alguns itens podem acabar saindo até 30% mais caros.

- Se você deseja um casamento ao ar livre, este é um bom período, já que a incidência de chuva é menor do que no verão.

- As flores também costumam sofrer um acréscimo no valor. Então, para driblar este gasto extra, uma boa saída é usar flores da época, como amor perfeito, camélias, angélicas, azaléias, Crisântemos, gipsófilas, margaridas, papoulas, petúnias e rosas.



Nenhum comentário: