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segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Fazendo a lista de convidados

Montar a lista de convidados nem sempre é tarefa fácil. Por isso, fique de olho nas dicas que nossa parceira, a cerimonialista Eloah Dias, compartilhou com a gente! 

Depois da entrada da noiva nada é mais apoteótico que a lista de convidados. Esse pedaço de papel físico, ou virtual, não importa, tem tanto poder quanto a descoberta de que você tem parte no pré-sal.

Sabe por quê? É a partir dela que tudo se define: o local, o conceito, o bufê, a quantidade de convites, de lembrancinhas, seguranças, manobristas. Tudo, inclusive os desentendimentos com o noivo e a família porque lista de casamento é que nem a casa da mãe Joana... todos querem se meter.



Quando ajudamos nossas noivas a elaborarem as delas, damos as seguintes dicas:

1º passo: Categorize a lista. Facilita visualizar e a não esquecer ninguém.

Faça uma relação de todos os nomes por grupos: família nuclear (pai, mãe, irmãos), o restante da família, amigos do noivo e amigos da noiva, amigos em comum, colegas de trabalho, amigos dos filhos, amigos dos pais, vizinhos, quem te viu bebê. Deixe uma margem para os que vão chegar - afinal com 6 meses a 1 ano de antecedência, dá para conhecer gente que se torna bacana na sua vida.

2º passo: Criar dois estilos de lista.

Lista Vip: convidados essenciais PARA OS NOIVOS. Não negociáveis!

Lista de espera: aqueles que você convidaria se tivesse descoberto o tal poço de petróleo e o dinheiro sobrasse, aqueles do grupo do talvez, os que moram longe e dependem de variáveis mil, mas que merecem estar lá. Deixe também uma margem para cobrir os faltosos.



3º passo: Critérios para enxugar a lista.

Vamos lançar a campanha: “Faça diferente, seja paciente e não se atormente!”

Quem vai realizar o casamento com PATROCÍNIO DOS PAIS, na minha modesta visão tem obrigação de atender alguns pedidos. Se o casal não tiver um pouquinho de tato e muita conversa, vai ter gente magoada.

Para variar, não há receita de bolo, mas acho que é uma questão de respeito BILATERAL. Os pais pagam porque querem não são obrigados, o que não lhes dá o direito de se impor, mas sim de participar de forma gostosa do SEU CASAMENTO. A você que aceitou a ajuda cabe entender que eles só querem que todos sejam testemunhas da felicidade dos filhos.



Quem banca todo o casório sozinho precisa de tato do mesmo jeito, embora com mais autonomia. Se possível ofereça uma cota aos pais, onde vocês estabelecem a quantidade de convidados que eles podem chamar.

4º passoRSVP 

Por favor, noiva não faz confirmação e não atende as ligações telefônicas de convidados e bicões. Você vai se aborrecer, brigar com a família, vai se arrepender e não vai resolver. O profissional de confirmação é o teu escudo contra:
  • Os que se esquecem de confirmar.
  • Os que tentam te intimidar: “você não mandou convite para o meu cunhado”!
  • Na véspera quando você tem que relaxar: “eu mudei de idéia como faço pra ir?”
Enfim... praticamente todas as noivas  passam  por esse “pesadelo”, mas é possível ser firme e resolver.


DICAS: 

  • Defina para quantas pessoas será a sua festa e só partam pra conversar com os pais e outros parentes quando essa questão estiver bem resolvida entre os noivos. 
  • Mantenha o seguinte FOCO: é seu casamento, e não o lançamento de um produto da empresa do seu pai ou sogro. Por mais popular que vocês e suas famílias possam ser, ainda assim é um momento íntimo e pessoal. O ideal é chamar quem se importa com a nossa felicidade, quem está presente na sua vida de perto ou mesmo de longe. Esses farão tudo para prestigiar o casal.

  •  Você não tem que chamar a família de cada convidado... a menos é claro que você alugue o Maracanã ou realmente tenha um poço de petróleo. 
  •  Parente de sangue não legitima ninguém a nada nessa vida.
  • Não sabe o nome ou se tem acompanhante = fulano + 1. Do trabalho, talvez seja de bom tom convidar seu chefe direto e quem tem intimidade com o casal.


Mas o que funciona mesmo é conversar! No final, todos vão entender e se não entenderem... depois que casar passa!

Eloah Dias – Organizadora de Casamentos e Festas


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