Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Dia a dia do mundo casamenteiro



Cerimonial, assessoria, produção de eventos. São tantos nomes que é normal ficar um pouco confusa. Mas hoje, nossa parceira, Eloah Dias, tira todas as suas dúvidas! 

Partindo do email de uma noivinha:

“Elo, me explica o que uma cerimonialista ou assessoria faz? Todo mundo diz que é essencial e eu ainda não sei qual é a função exata. Vai ver é por isso que não consigo desempacar o meu casamento!”
                                                                            
Desde os primórdios, há momentos em nossa vida tradicionalmente marcados por cerimônias especiais. Nascimento, batizado, 15 anos, casamento e seguimos celebrando cada conquista em nossas vidas e na de nossos familiares e amigos.

A diferença é que hoje as cerimônias se tornaram grandes eventos, o mercado cresceu e a demanda por serviços e produtos acompanhou essa mudança, abrindo espaço para os profissionais que planejam, organizam e executam eventos.  Confuso? A gente explica!

Assessoria e Produção

O produtor de eventos é o profissional responsável pela sua festa. É ele quem irá articular e coordenar os diversos setores e profissionais envolvidos no seu evento. Para isso, é preciso ter uma boa cartela de fornecedores e prestadores de serviço (fotógrafos, DJ, decoradores, buffet), ser ágil e apresentar soluções para as mais diversas situações que podem ocorrer.
A assessoria faz parte dessa produção - através das informações passadas pelo casal e o entendimento de como eles desejam esse casamento – e “constrói” o casamento nas mais diversas etapas de acordo com o perfil, orçamento, sempre respeitando as decisões deste casal. 

Cerimonial 



É um ramo de atividade onde se congrega todos os procedimentos sócio-cultural, protocolar, público-privado das regras para a realização de atos e solenidades.

Cerimonialista
 
É o profissional que vai trabalhar no dia do seu evento participando da organização como um todo, seguindo as orientações de acordo com o que foi planejado com os noivos, executando as regras, protocolos e rituais convencionados para cada situação. 


Por que contratar esse serviço? 


Porque planejar, pré-produzir e produzir um evento, seja ele qual for, é assunto para profissional.
Porque no dia do seu casamento você não vai querer ficar preocupada se tudo está de acordo com o seu desejo, se todos os profissionais estão em sintonia para a execução do que foi combinado, se o cortejo está bem orientado, como estão atendendo seus convidados, etc.

Você vai querer que um profissional esteja atento a isso tudo e principalmente atento a vocês!

É um serviço caro?



Não. É preciso levar em consideração que sua assessoria/cerimonial passou muitas vezes um ano inteiro ou mais te ajudando nos detalhes, fazendo visitas, a coordenação entre todos os profissionais envolvidos. Além disso, a assessoria é sempre a primeira a chegar e a última a sair, cuidando de cada detalhe do seu evento.

E se não contratar uma assessoria?

Não estou preconizando que um casamento sem assessoria será cheio de falhas ou um desastre. Mas sem dúvidas, a assessoria te dará mais tranquilidade, já que estará atenta para resolver todos os possíveis imprevistos.

Dicas para escolher bem seu assessor

 
1- Afinidade, cumplicidade, e parceria são ingredientes sem os quais o bolo sola.
2 - O profissional mais caro e mais famoso, não é garantia de que tudo sairá como deve.
3 - Da mesma forma um preço “super em conta” pode ser passaporte para desilusões.
Por último, nada melhor que uma boa conversa para sentir se o profissional sabe o que está falando e se haverá empatia entre vocês. Acredite, ele pode ser o melhor profissional, mas você não vai realizar sonhos com alguém que não te agrada.

Nenhum comentário: